Conhecendo Sobre Licença GNU/GPL

GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é um tipo de licença para software livre idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989.
A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux.


A licença GNU/GPL tem suas liberdades, em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:
1.    A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito
2.    A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
3.    A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
4.    A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
O uso da licença GNU é vantajoso, pois os usuários podem realizar ajustes nos programas, deixando-os da maneira que o usuário preferir. Mas esse tipo de licença não é vantajoso para o criador do software, pois não se pode obter lucro sobre o software.O Línux por sua vez ultiliza o licenciamento tipo GNU, podendo ser modificado da maneira que o usuário preferir.




Arco d pedra em 1 de outubro de 2013 às 12:04

Mas e Dos Paranaue, manja ou nem?

Novo Comentário