Um pouco sobre GRUB


Em computação, GNU GRUB (ou apenas GRUB) é um multi-carregador de um sistema operacional (multi boot boot-loader) criado pelo projeto GNU. É utilizado, normalmente, quando se deseja que um computador tenha dual booting, ou seja, que o usuário possa escolher ao iniciar a máquina, um sistema operacional (SO) dentre dois ou mais sistemas instalados. Em termos técnicos ele é um programa que pode carregar qualquer arquivo (ficheiro) executável com um cabeçalho multi boot nos seus primeiros 8 kB. Este cabeçalho consiste uma sequência de bits com: 32 bits de um "número mágico", 32 bits de flags mais 32 bits de outro número mágico seguidos pela imagem do arquivo executável.
O GNU GRUB foi desenvolvido a partir de um pacote chamado GRand Unified Bootloader, de onde deriva o acrônimo GRUB. O sistema operacional GNU utiliza o GRUB, assim como muitas distribuições GNU/Linux.
Enquanto os "carregadores" tradicionais mantém uma tabela de blocos no disco rígido, o GRUB pode rastrear o sistema de arquivos. Na sua versão do ano 2005 ele suportava os seguintes sistemas de arquivos:
ext2/ext3.
JFS da IBM.
Iso9660(O sistema de arquivos do MINIX)
NTFS.
ReiserFS.
SGI's XFS.
UFS/UFS2.
VFAT, assim como os sistemas FAT16 e FAT32 utilizado pelo Microsoft Windows.
O sistema nativo VSTa.
O GRUB também suporta a instalação em disquetes.
Outros carregadores populares incluem LILO e SYSLINUX.
Atualmente em desenvolvimento, o GRUB 2 substituiu o GRUB que passou a se chamar GRUB Legacy (ou, em português, GRUB legado). O desenvolvimento do GRUB 2 pretende fundir os fontes com o projeto PUPA para criar a próxima geração do GNU GRUB.
O GRUB suporta a adição de 14 cores em substituição ao fundo de tela negro. Algumas distribuições que incluem o GRUB utilizam fundos de tela customizados. Os usuários também podem incluir as suas próprias customizações.

Este tipo de software para usuários que gostam do Linux para uso próprio, mas não podem abrir mão do uso do Windows, possibilitando a instalação de mais de um S.O. em uma mesma máquina.

Arco d pedra em 3 de outubro de 2013 às 09:09

Legal

Novo Comentário